Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/798
Title: Transformações Territoriais no Alto Rio Madeira: Hidrelétricas, Tecnificação e (Re)organização
Authors: Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar
Keywords: Hidrelétricas
Tecnificação do território
Recursos naturais
Transformações territoriais
Issue Date: 2008
Citation: CAVALCANTE, Maria Madalena de Aguiar. Transformações Territoriais no Alto Rio Madeira: Hidrelétricas, Tecnificação e (Re)organização. 2008. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós- Graduação em Geografia, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Abstract: Este trabalho analisa as transformações territoriais ocorridas na Amazônia meridional, região do Alto Rio Madeira, no município de Porto Velho-RO. O estudo objetiva compreender como a inserção de grandes obras de engenhara (objeto técnico) intervém na dinâmica do território e produz novos contextos geográficos. A tecnificação do território no Alto Rio Madeira tem sido um dos meios de uso e apropriação dos recursos naturais feito, geralmente pelos atores hegemônicos para ampliação do capital, o que resulta na (re)funcionalização da região em cada renovação da materialidade técnica, apresentando como conseqüência fluxos e refluxos populacionais, dinamismo econômico pautado na exploração intensa dos recursos naturais, precarização social e pressões em áreas preservadas. A construção das hidrelétricas no Rio Madeira evidencia uma sobreposição de interesses para o atendimento à demanda energética nacional em detrimento das estruturas locais estabelecidas. Promove impacto em níveis, intensidades e temporalidades diferenciadas na desestruturação social, econômica e ambiental, tornando o processo de tecnificação do território, por estas grandes obras, incompatível com as políticas ambientais, pois potencializa as conversões de floresta para ampliação da escala de produção (pecuária e grãos).
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Dorisvalder Dias Nunes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/798
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria M. de A. Cavalcante_Transformações territoriais.pdf14,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.