Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/802
Título: A importância da escrituração contábil e escrituração fiscal
Autor(es): Manthay, Dheovan
Palavras-chave: Escrituração contábil
Escrituração fiscal
Profissional contábil
Data do documento: 2007
Citação: MANTHAY, Dheovan. A importância da escrituração contábil e escrituração fiscal. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: A Escrituração Contábil e a Escrituração Fiscal são de caráter obrigatório e de grande importância para as pessoas jurídicas, pois ajudam em tomadas de decisões e a mostrar a situação patrimonial da empresa, permitindo a ela que seja conhecido o seu passado, o seu presente e o seu futuro. O objetivo da escrituração não é somente atender as necessidades da empresa ou pelo fato de ser obrigatória, mas também para atender a todos os demais usuários que dela usufruem. Dentre os principais livros da escrituração contábil, destacam-se o Livro Diário, Livro Razão, Livro Registro de Inventário, Livro de Apuração do Lucro Real e o Livro Caixa. Pelo lado da escrituração fiscal, destacam-se o Livro Registro de Entradas, Livro Registro de Saídas, Livro de Apuração de ICMS e IPI, Livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência e Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque. A grande importância que a Escrituração Contábil e a Escrituração Contábil representa para a empresa faz com que todos os seus usuários possam conhecer melhor a empresa. Não fica somente ao contador a responsabilidade de efetuar todos os lançamentos nos livros, embora seja ele a peça fundamental do processo de escrituração, mas cabe a ele a função de supervisionar, pois ele é o principal responsável, juntamente com os sócios e administradores, através das assinaturas contidas nos livros, concordando assim com todas as informações ali contidas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Silas Neiva de Carvalho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/802
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Importância da Escrituração Contábil e Fiscal.pdf885,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador