Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/825
Título: O viver e o fazer da Geografia:História de Vida Acadêmica com Professores
Autor(es): Pereira, Rosa Martins Costa
Palavras-chave: Professor(a)
História de Vida
Geografia
Ensino
Data do documento: 2008
Citação: PEREIRA, Rosa Martins Costa. O viver e o fazer da Geografia - História de Vida Acadêmica com Professores. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 192p. Porto Velho, 2008.
Resumo: Quais foram as trajetórias singulares que levaram algumas pessoas a se tornarem professor/a de geografia? Que memórias são narradas e quais delas podem ser identificadas ou não com o grupo? Como vivem e como fazem a Geografia que ensinam? Essa pesquisa surgiu das conversas na hora do intervalo, nos encontros pedagógicos de formação continuada, nas reuniões, nas semanas pedagógicas, nas conversas informais na hora do almoço ou após o expediente. Representa uma espécie de currículo oculto da vida e profissão de professores de geografia de uma escola pública. Representa também uma postura deliberada de quem cansou de ser visto como “coitado” pela sociedade. Não narra histórias de personagens construídos pela história oficial em livros didáticos. Apresenta cotidianos complexos. Liberta a palavra, ainda que contingente nos limites de uma pesquisa. A pesquisa foi realizada com três professores de Geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, localizada no Bairro Areal no Município de Porto Velho, Rondônia. A História oral foi o suporte teórico e metodológico para a compreensão e análise de narrativas sobre vida e profissão. A percepção sobre o ensino da Geografia está situada no contexto da Comunidade de Destino que é a Escola. Os resultados apontam para uma necessidade de mudanças no contexto da escola a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos professores.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/825
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosa M. C. Pereira_O viver e o fazer da Geografia.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.