Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/826
Title: Geografia e gênero: Um Estudo no Contexto Escolar
Authors: Medeiros, Telma Fortes
Keywords: Ensino de Geografia
Geografia
Gênero
Issue Date: 2008
Citation: MEDEIROS, Telma Fortes.Geografia e gênero: Um Estudo no Contexto Escolar. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 151p. Porto Velho, 2008.
Abstract: As redefinições das relações sociais aparecem como resposta a alguns questionamentos trazidos à tona, quando o processo de modernização produziu conseqüências alarmantes, sob a égide do excesso de racionalização da humanidade. Assim, a superação das contradições das condições da modernidade é traçada como um dos desafios contemporâneo. Nesse estudo específico, sobre as relações de gênero, surgido no movimento feminista propagando-se às discussões atuais a vinculação da temática aos estudos geográficos surgiu no final da década de 70. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva identificar as representações de gênero no ensino de Geografia, compreendendo que homens e mulheres compõem, habitam e transformam o espaço. Levantamos as representações de gênero no ensino de Geografia a partir da contribuição de dez docentes que atuam na Educação Básica, distribuídos em quatro escolas da rede pública estadual no Município de Porto Velho. Por mais que os avanços sejam visíveis, o desafio que ora se apresenta para mulheres e homens que idealizam uma sociedade justa sob a ótica dos gêneros é grandioso. Somados a inúmeros esforços científicos e a incansável luta feminina, Geografia e Gênero se consolidam como um ramo do saber científico que certamente dará contribuições a construção de uma sociedade em que a igualdade entre os gêneros prevaleça e, conseqüentemente, a sociedade seja mais humanizada. A compreensão dos fenômenos: Ensino de Geografia, Geografia e Gênero, apresentada nesta pesquisa, permitiu-nos o desvelamento de algumas mistificações dos segmentos dominantes, ao mesmo tempo em que nos permitiu vislumbrar uma perspectiva potencializadora do impulso necessário para a superação de uma educação sexista, opressora e discriminatória, desde que sejam dadas condições de desenvolvimento de uma educação progressista e emancipada. Contudo, esse impulso só será possível se a temática relação de gênero for pauta de discussões e reflexões não apenas no âmbito do ensino de Geografia, mas em todo o processo educativo.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/826
Appears in Collections:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Telma F. Medeiros_Geografia e gênero.pdf5,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.