Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/839
Title: Um lugar para chamar de meu: As agrovilas do assentamento rural Joana D'Arc III e seus migrantes
Authors: Oliveira, Cláudia Nascimento
Keywords: Espaço rural
Migração
Lugar
Experiência
Oralidade
Issue Date: 2013
Citation: OLIVEIRA, Cláudia Nascimento.Um lugar para chamar de meu: As agrovilas do assentamento rural Joana D'Arc III e seus migrantes. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 172p. Porto Velho, 2013.
Abstract: A proposta deste trabalho é analisar o modo de vida de homens e mulheres moradores da zona rural oriundos de outras localidades e que migraram para o Estado Rondônia com o sonho de obterem um pedaço de terra e melhor qualidade de vida, bem como analisar como se deu o processo de reconstrução do lugar no novo espaço. A pesquisa foi realizada no Assentamento Rural Joana d’Arc III, localizada a 100 km do perímetro urbano de Porto Velho, e teve como objetivo verificar as formas de organização social e espacial no trajeto dos novos assentados ao P A. Joana d’Arc III e como as famílias, principalmente como se deu a participação das mulheres. Como método, adotou-se a fenomenologia e, consequentemente, a pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas, observações, cadernos de campo e imagens fotográficas. A pesquisa trabalhou com as narrativas de três mulheres e suas experiências de vida antes e após a sua chegada ao espaço do assentamento. A pesquisa apontou para os seguintes resultados: encontramos no espaço do assentamento famílias que conseguiram reconstruir suas vidas apesar das dificuldades; famílias que tiram da terra o seu sustento; famílias que apesar das dificuldades trazem no semblante um ar de conquista, como se tivessem vencido a batalha da falta da terra, mesmo sabendo que outras batalhas são enfrentadas diariamente, tais como a falta de infraestrutura. Ao escolhermos três mulheres para serem nossas colaboradoras e trabalharmos com suas narrativas, encontramos personagens que, apesar de suas diferenças, tinham em sua trajetória de vida o desejo comum de encontrar um lugar onde fosse possível criar raízes, criar os filhos, ter uma vida melhor, enfim. Ao optarmos por trabalhar com o sentido do lugar, encontramos pessoas que se sentem realizadas por estarem conseguindo realizar o sonho de serem donos de sua terra.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/839
Appears in Collections:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cláudia N. Oliveira_Um lugar para chamar de meu.pdf5,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.