Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/840
Título: Espaço e pecuária no município de Cacoal - Rondônia
Autor(es): Souza, Juander Antônio de Oliveira
Palavras-chave: Território
Espaço
Espaço rural
Cadeia de produção agroindustrial
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, Juander Antônio de Oliveira. Espaço e pecuária no município de Cacoal - Rondônia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 198p. Porto Velho, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais as transformações ocorridas no município de Cacoal, Rondônia, a partir da dinâmica da pecuarização como forma de uso do território pelos segmentos que compõem a cadeia produtiva agroindustrial da bovinocultura no município. A pecuária bovina é uma das atividades de maior importância econômica e social no estado de Rondônia, ocupando um espaço do solo estadual considerado relativamente elevado. A atividade pecuária desenvolvida largamente no país e em Rondônia traz benefícios econômicos e sociais, contudo, com geração de efeitos externos negativos, sobretudo os impactos sociais, econômicos e ambientais, que necessitam de estudos para proposituras e encaminhamentos de solução. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento das variáveis que representam impactos ambientais e socioeconômicos, com um conjunto de 15 atores representantes dos segmentos da cadeia de produção agroindustrial da pecuária do município de Cacoal. Foram levantadas 81 variáveis, sendo 21 variáveis ligadas a área ambiental e 60 variáveis do ambiente socioeconômico. Foi aplicada a Matriz Estrutural Prospectiva a partir do cruzamento das variáveis levantadas, na qual possibilitou identificar 17 variáveis de maior motricidade e dependência (variáveis de ligação). Conhecidas as 17 variáveis de ligação, o passo seguinte foi aplicar um questionário semi-estruturado junto a 18 produtores em duas estradas rurais do município de Cacoal, sendo uma estrada rural que apresenta maior concentração bovina por propriedade e outra estrada rural caracterizada pela menor concentração bovina por propriedade. A partir da pesquisa foi possível verificar que, não obstante serem levantadas um volume maior de variáveis relacionadas ao ambiente socioeconômico, a maioria das variáveis de ligação selecionadas com o instrumento de tratamento de dados estão relacionadas aos aspectos ambientais. Também foi possível identificar que independente do maior ou menor grau de concentração de bovinos por propriedade, a pecuária gera impactos negativos tanto em relação ao ambiente socioeconômico quanto aos aspectos ambientais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/840
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juander A. de O. Souza_Espaço e pecuária.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.