Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/844
Title: Desenvolvimento rural em Alto Paraíso - Rondônia: condições, viabilidade e desafios da agroecologia
Authors: Auzier Neto, Jessé Vale
Keywords: Desenvolvimento rural
Sistemas agroflorestais
Agroecologia
Indicadores de qualidade do solo
Issue Date: 2011
Citation: AUZIER NETO, Jessé Vale. Desenvolvimento rural em Alto Paraíso - Rondônia: condições, viabilidade e desafios da agroecologia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 123p. Porto Velho, 2011.
Abstract: A pesquisa apresenta as características do desenvolvimento rural inserido por agentes sociais, econômicos e ambientais nas propriedades rurais do Município de Alto Paraíso – Rondônia, estas propriedades fruto do programa de colonização PAD Marechal Dutra com lotes de ≤ 100 hectares, foi realizada com 20 famílias de agricultores da Associação dos Cafeicultores de Alto Paraíso - ACAP, sendo que estes agricultores mudaram suas práticas de cultivo agrícola convencional para outros tipos alternativos, dos quais, os Sistemas Agroflorestais e a Agroecologia estão contribuindo para a permanência destes agricultores na terra, trazem qualidade de vida, aumento de produção e auxiliam no manejo do solo. A identificação do solo e da aptidão agrícola com dados do Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia – PLANAFLORO foi fundamental para comparação com dados do trabalho de campo e a comparação entre os indicadores técnicos e locais de qualidade do solo. A produção dos agricultores agroecológicos e sua produtividade demonstram um acompanhamento de práticas com sistemas agroflorestais que auxiliaram na comercialização de frutos deste tipo de uso do solo. A identificação de outras práticas de agricultura alternativa nas propriedades agroecológicas baseada em policultivos pode ser o sucesso desta agricultura alternativa. As características físicas do solo das propriedades agroecológicas apresentam boas condições de manejo, contudo as características químicas destas propriedades precisam ser melhoradas com práticas simples de manejo.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa Dra. Marília Locatelli.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/844
Appears in Collections:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessé V. A. Neto_Desenvolvimento rural em Alto Paraíso.pdf2,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.