Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/855
Título: A presença poética da morte em dizeres íntimos, angústia e à morte, de Florbela Espanca
Autor(es): Silva, Manuella Nogueira da
Palavras-chave: Florbela Espanca
Poemas
Morte
Angústia
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, M. N. da. A presença poética da morte em dizeres íntimos, angústia e à morte, de Florbela Espanca. 2014. 85f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Este trabalho trata de um estudo da obra de Florbela Espanca. Pretende-se identificar quais visões da morte construídas pelo eu lírico nos poemas. A morte, tema presente não só na vida e cotidiano do ser humano, expande-se também ao cenário literário. A própria lírica traz na essência de sua origem a presença do tema, quando as elegias e odes timbravam tons fúnebres em rituais de culto à morte. Sua historiografia revela que a morte desencadeou sentimentos de medo e angústia, foi familiar e interdita. Assim, o passamento figura inquietude, multiplicando-se em reflexões existenciais. Durante a pesquisa percebeu-se que a temática é latente na poesia de Florbela Espanca. Constatou-se que eu lírico expressa ambiguidade em relação à morte, prevalece o sentimento de angústia nos poemas, no entanto, a morte, significa também um alívio, uma saída para o fim da dor.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. José Osvaldo de Paiva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/855
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manuella N. da Silva_A presença poética da morte.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.