Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/856
Título: Resquícios da antiga narrativa em Vila dos Confins de Mário Palmério
Autor(es): Silva, José Geraldo da
Palavras-chave: Narrativa antiga
Imaginário popular
Tradição
Memória
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, J. G. da. Resquícios da antiga narrativa em Vila dos Confins de Mário Palmério. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Walter Benjamin (1987), ao iniciar seu estudo acerca do narrador, indica que por mais familiar que este termo seja, ele não está presente na atualidade, pois, a figura do narrador é a de alguém que se afastou e a cada dia se afasta mais da atualidade. Com esse distanciamento a arte de narrar e a narrativa em geral perdeu seu poder de passar uma experiência e um saber coletivo. Sucedendo ao distanciamento do narrador se impõe o romance moderno, que ao contrário da antiga narrativa é individualista e prescinde da experiência e da sabedoria. No intento de demonstrar que em Vila dos Confins do escritor Mário Palmério, há resquícios da antiga narrativa e que esses, encontram-se espalhados no romance, é que este trabalho se fez. Assim, em Vila dos Confins encontram-se referências a lendas, provérbios, ditos, casos e histórias da tradição popular. Seguindo a metodologia teórico-crítica-analítica, prioriza-se a pesquisa bibliográfica no intuito de explicar o problema a partir de referências publicadas e analisar as contribuições sobre a temática abordada. No referencial teórico-crítico da pesquisa, considera-se a abordagem proposta por Antonio Candido (2006); Walter Benjamin (1997), Barthes (1979), Afrânio Coutinho (1997); Paul Ricouer (1994); Câmara Cascudo (2006), dentre outros. Como resultado, espera-se apontar as contribuições e a atualidade do escritor Mário Palmério e sua obra Vila dos Confins para a compreensão de que resquícios da antiga narrativa se fazem presente nos dias atuais na arte de contar histórias.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Heloisa Helena Siqueira Correia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/856
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José G. da Silva_Resquícios da antiga narrativa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.