Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/869
Título: Deslocamento, diáspora e memória em País sem Chapéu de Dany Laferrière
Autor(es): Lima, Elizabeth Cavalcante de
Palavras-chave: Literatura
Haiti
Diáspora
Memória
Data do documento: 2015
Citação: LIMA, E. C. de. Deslocamento, diáspora e memória em País sem Chapéu de Dany Laferrière. 2015. 82f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Nesta pesquisa nos propusemos a analisar a obra País sem chapéu do escritor haitiano, Dany Laferrière. Abordamos os aspectos históricos, culturais e sociais que perfizeram a nação haitiana ao longo do seu legado de dor e conquistas com ênfase no deslocamento, diáspora e memória a que o personagem da obra foi vítima nos anos de exílio. Para uma maior compreensão desses aspectos, na primeira seção, traçamos um histórico da nação haitiana, transitando pela chegada dos primeiros colonizadores, a conquista da independência e acontecimentos que caracterizam o imaginário desta nação, além da mobilidade haitiana para diferentes lugares. A segunda seção apresenta um breve histórico da história da formação da literatura haitiana, sua identidade e cultura e apresenta o escritor Dany Laferrière. Na última seção realizamos a análise da obra, pelo viés dos estudos pós-coloniais, à luz das teorias de Stuart Hall (2003;2004), Homi Bhabha (2012) e Edward Said(2005), Franz Fanon (2005;2008), dentre outras.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/869
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabeth C. de Lima_Deslocamento, diáspora e memória.pdf521,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.