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Título: A psicomotricidade na educação infantil: Ressignificação de práticas pedagógicas
Autor(es): Cunha, Edivan Carlos da
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação infantil
Criança
Pesquisa-ação
Data do documento: 2016
Citação: CUNHA, Edivan Carlos da. A psicomotricidade na educação infantil: Ressignificação de práticas pedagógicas. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: A presente dissertação apresenta resultados de uma pesquisa-ação colaborativa de cunho emancipatório, desenvolvida com professoras da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Arns, no município de Ji-Paraná, em Rondônia/RO. Foram utilizados como instrumentos de registro de dados: observação participante, questionários, entrevistas, análise documental e oficina pedagógica sobre a psicomotricidade. Os sujeitos selecionados para a pesquisa foram seis professoras da Educação Infantil que atuam no CMEI Zilda Arns no município de Ji-Paraná/RO, e o objetivo central da investigação foi analisar como as práticas pedagógicas referentes à psicomotricidade vinham sendo desenvolvida pelas professoras e quais mudanças ocorreram com a intervenção do pesquisador com a colaboração das professoras no processo em construção coletiva de práticas pedagógicas, contribuindo com o ensino e aprendizagem. Inicialmente foi realizado um diagnóstico por meio de observação, aplicação de questionário e a realização de entrevista grupal. Após a análise dos questionários e das entrevistas foi possível a identificação da experiência profissional dessas professoras e o acesso às suas concepções sobre várias temáticas: formação profissional, psicomotricidade, diagnóstico pedagógico e de desenvolvimento, eixo movimento, o corpo e as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Constatou-se que as práticas pedagógicas realizadas no CMEI Zilda Arns com alunos do Maternal, PRE I e PRÉ II davam uma ênfase maior aos aspectos cognitivos com atividades em sala e poucas atividades psicomotoras espontâneas livres. Enfatizavam ainda a mera reprodução de exercícios corporais com métodos diretivos, não dando a liberdade de escolha pelos alunos. Em uma segunda etapa, foram desenvolvidas atividades de estudo, ação-reflexão-ação, planejamento e execução de aulas teóricas e práticas com as professoras, em forma de oficina intitulada “Oficina de Psicomotricidade”. Nesses encontros, focalizamos a apresentação de metodologias de práticas corporais vivenciadas para uma pedagogia do ser global, a qual sugere que o ensino de crianças na Educação Infantil pode ser organizado de forma a dar importância às atividades corporais espontâneas não-diretivas, com professoras atuando como especialistas em interações junto à criança pequena, contribuindo para o processo ensino aprendizagem por intermédio da corporeidade nessa etapa da educação básica. A etapa final da pesquisa foi voltada para a avaliação das ações desenvolvidas com as professoras, e da contribuição desta pesquisa para sua formação e mudança de postura nas práticas pedagógicas em relação à psicomotricidade na Educação Infantil no CMEI Zilda Arns. A proposta de atividades corporais espontâneas com métodos não-diretivos, até então não usadas pelas professoras, permitiu às mesmas o desenvolvimento de uma prática pedagógica que levou em conta o sujeito/corpo em sua dimensão motora, cognitiva, afetiva, social e cultural, aproximando daquilo que é recomendado pelos especialistas da área da psicomotricidade.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/874
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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