Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/897
Título: A participação do profissional contábil na gestão das microempresas em Cacoal na visão do empresário
Autor(es): Souza, Flavio Albano de
Palavras-chave: Profissional contábil
Gestão empresarial
Microempresa
Data do documento: 2009
Citação: SOUZA, Flavio Albano de. A participação do profissional contábil na gestão das microempresas em Cacoal na visão do empresário. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Alguns estudos e pesquisas realizados nos últimos anos revelam o importante papel que as microempresas desempenham na economia brasileira, representando a maioria das empresas existentes no país, contribuindo com alto índice de geração de empregos. Para gerenciar uma empresa, a contabilidade mostra-se uma importante aliada no auxílio do planejamento e controle das atividades, possibilitando a geração de informações corretas para que o administrador possa tomar decisões com agilidade e segurança. A pesquisa realizada teve como objetivo demonstrar a importância dada pelos microempresários aos profissionais da contabilidade na gestão das empresas do município de Cacoal/ RO, e se estes se utilizam das informações geradas pela contabilidade no auxílio da gestão empresarial. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, e como instrumento questionário, aplicado à amostra de 96 microempresas de diversos ramos. Os dados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância do profissional contábil na gestão das microempresas; porém seu auxílio é pouco utilizado pois os microempresários confiam em sua própria capacidade com conhecimentos adquiridos pela prática, deixando de contar com um valioso auxílio. Conclui-se que os empresários pesquisados são carentes de informações e de formação para gerir os negócios, mas ainda não tem o profissional contábil como facilitador na tradução das informações geradas pela contabilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. M.ª Estela Pitwak Rossoni.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/897
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC, A Importância do Profissional Contábil na Gestão das Mi.pdf186,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador