Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/906
Título: A opção pelo simples como economia tributária para as empresas no ramo de análises clínicas
Autor(es): Silva, Lorena Simões
Palavras-chave: Planejamento tributário
Simples Nacional
Economia tributária
Data do documento: 2009
Citação: SILVA, Lorena Simões. A opção pelo simples como economia tributária para as empresas no ramo de análises clínicas. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O presente artigo tem o propósito de verificação quanto aos resultados obtidos pela opção de tributação pelo regime Simples Nacional, observando três empresas ambas atuantes no ramo de análises clínicas. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância do Planejamento Tributário para evitar a alta carga tributária no âmbito federal, estadual, e municipal. Avaliando dois regimes tributários: Simples Nacional e Lucro Presumido mostrando a importância nos resultados da empresa e como proceder a uma economia de impostos por meios lícitos, como também enfocar o Simples Nacional como sendo o regime mais compensatório, estabelecendo qual o grau de relevância do fator “r”, sendo este a relação estabelecida entre a folha de pagamento e a receita auferida, bem como a aplicação da alíquota para os ramos de atividade enquadrados no Anexo V da lei 123/2006. No planejamento tributário foram desenvolvidos estudos bibliográficos, documentais, análises dos dados e informações, por meio das demonstrações contábeis fornecidas pelas empresas, duas optantes pelo Simples Nacional, e uma optante pelo Lucro Presumido, ambas com faturamento até 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais). Conclui-se que para as empresas analisadas A e B a melhor forma de tributação é o Simples Nacional pela sua atividade e volume de receita, e valor de sua folha de pagamento onde é possível pagar os impostos com alíquotas reduzidas. Já a empresa C a pesquisa mostrou que a melhor forma de tributação é o Lucro Presumido, em virtude do valor de sua folha de pagamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/906
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A OPÇÃO PELO SIMPLES COMO ECONOMIA TRIBUTÁRIA PARA AS EMPRESAS NO RAMO DE ANÁLISES CLÍNICAS - LOR.pdf744,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador