Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/915
Title: A inserção do jovem em busca do primeiro emprego no mercado de trabalho de Cacoal - RO
Authors: Garanhani, Tatiane
Keywords: Inserção dos jovens
Mercado de trabalho
Competências
Primeiro emprego
Issue Date: 2-Dec-2014
Citation: GARANHANI, Tatiane. A inserção do jovem em busca do primeiro emprego no mercado de trabalho de Cacoal - RO. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: A inserção dos jovens na busca do primeiro emprego é uma realidade constante, entretanto os jovens se deparam com a inexperiência, falta de qualificação e ensino de qualidade insuficientes, desta forma este artigo tem como objetivo geral analisar a inserção do jovem na busca do primeiro emprego no mercado de trabalho no município de Cacoal, estado de Rondônia. A pesquisa apresenta método dedutivo, com tipo de pesquisa exploratório e descritiva e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram à pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada aplicada junto aos empresários e jovens do ensino médio matriculados nas escolas públicas do município. Os principais resultados demonstram que há vagas no mercado de trabalho, considerando as dificuldades e competências dos jovens. Os empresários destacaram que os principais fatores limitadores na inserção dos jovens no mercado de trabalhos estão à falta de responsabilidade, de comprometimento e baixa qualificação profissional. Os jovens percebem que os fatores limitadores para o seu ingresso e permanência no mercado está voltado com a pouca ofertas de emprego, sua posição social e baixa escolaridade. Sugere-se que sejam reforçadas as políticas públicas voltadas aos jovens em sua inserção, que a falta de experiência por parte dos jovens não seja um ponto negativo no mercado competitivo e que possam ter a oportunidade de competirem por igual na busca do primeiro emprego.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/915
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo final Tatiane - CORREÇÃO - Cópia.pdf334,4 kBAdobe PDFView/Open
Capa ACC 2014.pdf78,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools