Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/917
Título: Logística de transporte: comparação da viabilidade entre possuir uma frota para transporte ou terceirizar o serviço
Autor(es): Sacchetti, Jessica Carolina
Palavras-chave: Frota própria
Frota terceirizada
Transpostes - Custos
Data do documento: 1-Dez-2014
Citação: SACCHETTI, Jessica Carolina. Logística de transporte: comparação da viabilidade entre possuir uma frota para transporte ou terceirizar o serviço. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este estudo representa uma pesquisa realizada para aplicabilidade em empresas do estado de Rondônia, com objetivo geral de verificar a viabilidade de possuir frota própria ou frota terceirizada para transporte de mercadorias, analisando especificamente a viabilidade econômica de cada frota, suas principais vantagens e desvantagens e a melhor relação custo benefício. Para alcance dos resultados a pesquisa utilizada foi descritiva e exploratória com uso de abordagem qualitativa e método dedutivo. Para coleta de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionário semiestruturado e entrevista com perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram concessionárias de caminhões, empresas de peças para manutenções e empresas que utilizam frota própria e terceirizada para transporte de mercadorias. Foi observado que a frota própria de transporte apresenta um custo de R$ 0,48/Kg, baseando em uma média de peso transportado anualmente, menor do que a frota terceirizada que tem o frete baseado no valor de R$ 0,56/Kg. Outra vantagem da frota própria é a boa imagem da organização passada através de seus colaboradores, porém, como desvantagem é a diminuição da produtividade. Foi observado que o pagamento por produtividade, rende maior eficiência nas entregas. Para a frota terceirizada, a principal vantagem é o maior enfoque na atividade principal da empresa, como desvantagem, a dependência da prestação de serviço de boa qualidade. Sugere-se que as empresas busquem analisar a quantidade de peso das cargas transportadas anualmente pelas mesmas para real necessidade da aquisição de frota própria a um baixo custo e a disponib ilidade da organização em alto investimento para compra dos veículos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/917
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Jessica.pdf542,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador