Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/923
Título: O impacto social do programa Bolsa Família no município de Cacoal-RO
Autor(es): Angelo, Alisson Aine Martins
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Desigualdade social
Estagnação
Data do documento: 2-Dez-2014
Citação: ANGELO, Alisson Aine Martins. O impacto social do programa Bolsa Família no município de Cacoal-RO. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O Programa Bolsa Família criado em 2003, tornou-se o maior programa social do governo federal, apresentando expressivo impacto na redução da miséria e da pobreza no país. Além de contribuir para a redução das desigualdades sociais os impactos positivos se expandem a várias áreas como saúde, educação e garantias de inclusão social. Contudo, o programa tem se tornado motivo de várias discussões nas demais áreas sociais, recebendo críticas devido a seus possíveis impactos negativos, pois de certa forma o programa pode contribuir para a estagnação e o conformismo de muitos beneficiados. Assim foi realizado um estudo com o objetivo de analisar o impacto social do Programa Bolsa Família no município de Cacoal, através da elaboração de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e método indutivo. Para esse fim, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a aplicação de formulário s contendo perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa foram os beneficiados pelo programa que moram em bairros carentes do município. Os resultados do estudo demonstraram melhorias na qualidade de vida dessas famílias, aumento nas taxas de natalidade, alto número de beneficiários e cônjuges em situação de desemprego, sendo que a maioria pretende receber o auxílio enquanto puderem, e para eles o principal objetivo de futuro é de terminar de criar os filhos. Evidencia-se que os resultados obtidos reforçam as principais críticas dirigidas ao programa, revelando um alto índice de pessoas estagnadas, com poucas iniciativas na busca por um futuro melhor. Sugere-se que os beneficiados busquem meios com o objetivo de conquistar uma melhor condição de vida, algo que depende em maior parte de seus próprios esforços.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Jane Aparecida Gomes de Araújo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/923
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa.pdf8,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo de Conclusão de Curso Bolsa Família.pdf758,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Amostra.pdf89,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formulário.pdf100,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de consentimento.pdf50,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Responsabilidade.pdf48,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador