Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/926
Título: Práticas pedagógicas com o uso dos tablets no ensino médio técnico do IFRO
Autor(es): Pereira, Dauster Souza
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologias educacionais
Dispositivos móveis no ensino do IFRO
Formação continuada para os professores
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, Dauster Souza. Práticas pedagógicas com o uso dos tablets no ensino médio técnico do IFRO. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: O governo federal implantou, no ano de 2012, o Programa de Modernização da Rede Federal para o uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) com a finalidade de promover acesso aos docentes a recursos informáticos. No ano de 2013, os tablets foram entregues aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo principal deste trabalho foi analisar o uso pedagógico desses tablets pelos docentes e propor um plano de qualificação para o uso dos equipamentos. O método utilizado foi: (i) uma pesquisa descritiva e analítica do tipo quantiqualitativa; (ii) pesquisa-ação. O universo da pesquisa foram os docentes dos cursos técnicos dos 7 campi do IFRO que receberam o tablet do Governo Federal. A coleta de dados para a pesquisa quantiqualitativa se deu por meio de um questionário on-line; posteriormente, uma entrevista de aprofundamento foi realizada com os docentes que referiram uso pedagógico do tablet. Os dados quantitativos foram analisados por meio do programa SPSS® 21; e, os dados qualitativos por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Este estudo também teve como objetivo identificar o perfil dos docentes do IFRO que receberam o tablet. No mapeamento desse perfil, buscamos informações sobre gênero, tempo de conclusão da graduação, aptidão para o uso, disciplinas que os docentes lecionam, destino dado ao tablet e a busca de programas/aplicativos. A maior parte dos docentes que participaram da pesquisa, indicaram em seus relatos a necessidade e vontade de participar de uma capacitação que pudesse orientá-los no uso pedagógico do tablet em suas atividades docentes. As novas tecnologias exercem fascínio e, muitas vezes, são definidas como soluções mágicas para os problemas educacionais atuais, apesar de entendermos que elas não são as “salvadoras” dos problemas educacionais. Concluímos que de fato existe um subaproveitamento do tablet disponibilizado pelo Governo Federal aos docentes do IFRO, e que a realização de formação continuada para os docentes poderá contribuir para que a prática pedagógica com o uso desse equipamento melhore a qualidade no ensino médio técnico do IFRO. Diante disso, elaboramos de forma coletiva uma proposta de capacitação para que os docentes do IFRO possam utilizar esse recurso em suas práticas pedagógicas. A proposta de capacitação elaborada nesta dissertação foi estruturada em módulos (inicial, intermediário e avançado), dando a possibilidade aos sujeitos que receberam os tablets escolherem em qual módulo têm interesse em participar, contribuindo, assim, para minorar a taxa de evasão da capacitação proposta.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof.Dr. José Lucas Pedreira Bueno.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/926
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.