Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Dauster Souza-
dc.date.accessioned2016-06-27T18:23:35Z-
dc.date.available2016-06-27T18:23:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Dauster Souza. Práticas pedagógicas com o uso dos tablets no ensino médio técnico do IFRO. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/926-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof.Dr. José Lucas Pedreira Bueno.pt_BR
dc.description.abstractO governo federal implantou, no ano de 2012, o Programa de Modernização da Rede Federal para o uso de Tecnologias Educacionais (PMTE) com a finalidade de promover acesso aos docentes a recursos informáticos. No ano de 2013, os tablets foram entregues aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo principal deste trabalho foi analisar o uso pedagógico desses tablets pelos docentes e propor um plano de qualificação para o uso dos equipamentos. O método utilizado foi: (i) uma pesquisa descritiva e analítica do tipo quantiqualitativa; (ii) pesquisa-ação. O universo da pesquisa foram os docentes dos cursos técnicos dos 7 campi do IFRO que receberam o tablet do Governo Federal. A coleta de dados para a pesquisa quantiqualitativa se deu por meio de um questionário on-line; posteriormente, uma entrevista de aprofundamento foi realizada com os docentes que referiram uso pedagógico do tablet. Os dados quantitativos foram analisados por meio do programa SPSS® 21; e, os dados qualitativos por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Este estudo também teve como objetivo identificar o perfil dos docentes do IFRO que receberam o tablet. No mapeamento desse perfil, buscamos informações sobre gênero, tempo de conclusão da graduação, aptidão para o uso, disciplinas que os docentes lecionam, destino dado ao tablet e a busca de programas/aplicativos. A maior parte dos docentes que participaram da pesquisa, indicaram em seus relatos a necessidade e vontade de participar de uma capacitação que pudesse orientá-los no uso pedagógico do tablet em suas atividades docentes. As novas tecnologias exercem fascínio e, muitas vezes, são definidas como soluções mágicas para os problemas educacionais atuais, apesar de entendermos que elas não são as “salvadoras” dos problemas educacionais. Concluímos que de fato existe um subaproveitamento do tablet disponibilizado pelo Governo Federal aos docentes do IFRO, e que a realização de formação continuada para os docentes poderá contribuir para que a prática pedagógica com o uso desse equipamento melhore a qualidade no ensino médio técnico do IFRO. Diante disso, elaboramos de forma coletiva uma proposta de capacitação para que os docentes do IFRO possam utilizar esse recurso em suas práticas pedagógicas. A proposta de capacitação elaborada nesta dissertação foi estruturada em módulos (inicial, intermediário e avançado), dando a possibilidade aos sujeitos que receberam os tablets escolherem em qual módulo têm interesse em participar, contribuindo, assim, para minorar a taxa de evasão da capacitação proposta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-06-27T18:03:16Z No. of bitstreams: 1 Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf: 1976961 bytes, checksum: 0f061a239dd8f148f6ce293e0b4f5814 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-06-27T18:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf: 1976961 bytes, checksum: 0f061a239dd8f148f6ce293e0b4f5814 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-06-27T18:22:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf: 1976961 bytes, checksum: 0f061a239dd8f148f6ce293e0b4f5814 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-27T18:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf: 1976961 bytes, checksum: 0f061a239dd8f148f6ce293e0b4f5814 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectDispositivos móveis no ensino do IFROpt_BR
dc.subjectFormação continuada para os professorespt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas com o uso dos tablets no ensino médio técnico do IFROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dauster S. Pereira_Práticas pedagógicas com o uso dos Tablets.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.