Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/933
Título: O impacto da carga tributária na função social das empresas no Brasil
Autor(es): Vieira, Vanderlei de Souza
Palavras-chave: Planejamento tributário
Função social
Tributação
Data do documento: 2009
Citação: VIEIRA, Vanderlei de Souza. O impacto da carga tributária na função social das empresas no Brasil. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Anteriormente à promulgação da Constituição Federal de 1988, a função social da propriedade era voltada exclusivamente para os bens imóveis (propriedade rural e urbana), porém, com o desenvolvimento tecnológico, com reservas de capitais viajando pelo mundo e com grandes riquezas controladas no âmbito empresarial, a discussão sobre a função social da propriedade mudou de foco, sendo estabelecidas regras claras – tanto no texto constitucional como no Código Civil - de modo a ser garantido, também pelas empresas, o bem estar geral, da sociedade. Concluiu-se no presente estudo, que a visão da função social da empresa foi fortalecida com a entrada em vigor do Novo Código Civil Brasileiro, no qual foram positivados diversos princípios que sobrelevam a necessidade do cumprimento, pela empresa, de sua função social, abandonando o caráter individualista e eminentemente patrimonial do Código de 1916. Porém, concluiu-se também que a elevada carga tributária que pesa sobre os contribuintes brasileiros (dentre os quais as empresas), que em média supera 38% do Produto Interno Bruto-PIB (dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário-IBPT), reflete diretamente sobre o lucro das entidades empresárias, fazendo com que muitas delas não consigam desenvolver com eficácia sua função social; isto, quando não pedem falência. Assim, alternativa viável para que as empresas não sucumbam diante de tal quadro – o da alta onerosidade imposta pela carga tributária – trata-se do planejamento tributário, que possibilita a economia lícita de tributos; entretanto, tal planejamento deve ser realizado por profissionais qualificados para que não haja prejuízos ao Fisco ou às empresas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/933
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC Vanderlei.pdf336,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador