Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/937
Título: Qualidade de solos em áreas alternadas pelos usos na Região Central do Estado de Rondônia.
Autor(es): Henrique, Nirvani Schroeder
Palavras-chave: Degradação de solo
Atributos químicos
Atributos físicos
Uso sustentável do solo
Data do documento: 28-Mar-2016
Citação: HENRIQUE, Nirvani Schroeder. Qualidade de solos em áreas alternadas pelos usos na Região Central do Estado de Rondônia.. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura.
Resumo: O Bioma Amazônicoé equilibrado e eficientena produção e manutenção da qualidade do ambiente, mesmo ocorrendo em solos de baixa fertilidade natural. Quando é feito o desmatamento, como ocorreu em grandes áreas na colonização do estado de Rondônia, principalmente para o cultivo de pastagens para a pecuária de corte e agricultura, os solos rapidamenteperderam a matéria orgânica e sua qualidade original, devido aos manejos inadequados, associados ao clima, falta de correção da acidez e adubação, causando prejuízos em atributos químicos, físicos e biológicos do solo, que trazem consequências como a diminuição da produtividade, a poluição ambiental e empobrecimento da população. O objetivo nesta pesquisa foi avaliar os atributos químicos e físicos de solos com diferentes usos no estado de Rondôniaem comparação com solos de vegetação nativa e caracterizar os solos que foram mais influenciados pelas formas de uso.Para isso foiselecionado emdiferentes tipos de solos, locaisnão antropizados e outros locaiscom diferentes graus de degradação. Nestes locaisforam caracterizados os sistemas de uso do solo eavaliado os atributos físicos (densidade, porosidade macro, micro e total,e estabilidade de agregados)e os atributosquímicos (pH, matéria orgânica, P, K, Ca, Mg, Al, CTC e V). Os solos com maior tempo de uso e com histórico de revolvimento apresentaram menor qualidade nos atributos físicos (densidade, porosidade total, macroporosidade e microporosidade)e matéria orgânicado solo em comparação com os solos não antropizados, no entanto, na maioria dos solos cultivados os demais atributos químicos não foram influenciados negativamente pelos usos do solo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Orientador: Prof. Dr. Jairo André Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/937
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIRVANI SCHROEDER HENRIQUE.pdfleitura de dados1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.