Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/939
Título: Estratégias alternativas para o controle de nematóides das galhas.
Autor(es): Matos, Sara Inácia de
Palavras-chave: Solarização
Temperatura
Tubo PVC
Data do documento: 30-Nov-2015
Citação: MATOS, Sara Inácia de. Estratégias alternativas para o controle de nematóides das galhas. 2015. 45f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura.
Resumo: O equipamento denominado coletor solar ou solarizador adaptado, foi desenvolvido para desinfestar substratos utilizados para produção de mudas em viveiros, com o uso da energia solar. O coletor tem a finalidade de controlar as doenças causadas por microrganismos habitantes do solo em substituição a produtos agrotóxicos que contaminam o ambiente e causam riscos aos seres humanos. Para o solarizador foram utilizadas chapas de aço galvanizado, dobradas na forma de tubos de 150 e 200 mm de diâmetro e tubo de PVC de 150 mm. Todos os tubos foram pintados com tinta fosca preta, paralelamente colocados numa caixa composta por tábua plainada de angelim com as seguintes dimensões: 2 cm x 105 cm x 100 cm para no fundo, 2 cm x 105 cm x 30 cm utilizadas nas laterais e ripas de angelim 1 cm x 2,5 cm x 100 cm para o encaixe das peças de vidro. A madeira foi impermeabilizada com massa tipo asfáltica nº 1. Três peças de vidro transparente de 03 mm x 44 cm x 103 cm foram colocados sobre a parte superior da caixa, para a vedação, o fundo do solarizador foi revestido em três camadas: a primeira camada de mesma chapa de aço galvanizado com 20 mm x 105 cm x 100 cm, a segunda camada foi composta por uma manta térmica (forro para telhados) e a última camada, composta por uma placa de compensado de 6 mm x 105 cm x 100 cm. Os tubos foram preenchidos com substrato infestado de M. incognita (1000 ovos por litro de solo) e tratado por três dias. Os resultados demostraram que o tubo PVC foi o mais eficiente em concentrar e armazenar calor, chegando a 65 ºC. Para o ensaio in vivo o substrato tratado recebeu mudas de feijão com 25 dias de idade, a testemunha foi o substrato infestado com uma suspensão de 500 ovos de M. incognita, foram dez repetições para cada tratamento. Após 30 dias foram avaliados e verificou-se que todos os tratamentos foram 100% eficientes para erradicar M. incognita do substrato. O coletor solar modificado foi eficiente para tratar substratos infestado pelo nematoide das galhas e recomenda-se o uso de tubos em PVC 150 mm.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Orientador: Prof. Dr. José Roberto Vieira Junior.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/939
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA INACIA DE MATOS.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.