Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/945
Título: Fatores que influenciam nas escolhas profissionais dos jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Espigão d’ Oeste-RO
Autores: Esteves, Eliel Soares
Palavras-chave: Orientação profissional
Papel - Família
Papel - Escola
Carreira profissional
Estudantes - Ensino médio
Escolas públicas
Data de publicação: 2-Dez-2014
Citação: ESTEVES, Eliel Soares. Fatores que influenciam nas escolhas profissionais dos jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Espigão d’ Oeste-RO. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esse estudo trata de uma pesquisa realizada junto aos alunos concluintes do ensino médio de uma instituição de ensino pública e também de uma instituição de ensino privada, ambas localizadas no município de Espigão D’Oeste. A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais fatores influenciam no momento da escolha da carreira profissional. Para obter os resultados utilizou-se pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e questionário. Os participantes da pesquisa foram os alunos que estão concluindo o ensino médio nas instituições pesquisadas somando 240, sendo 40 na instituição privada e 200na pública. Os resultados apontam alguns fatores que influenciaram esses jovens em suas escolhas, assim como suas expectativas, ficando evidente que a família é o fator que mais tem influência na decisão desses jovens, seja para seguir os passos dos pais, e muitas vezes sofrer pressões por isso, seja na vontade de ter um futuro diferente dos pais buscando um futuro melhor pra si mesmo e para a família, como é o caso dos alunos onde os pais não possuem nem o ensino fundamenta completo. Com relação ao fator escola não fica claro apenas com base nos alunos seu verdadeiro papel na decisão desses jovens. Sugere-se que as instituições de ensino juntamente com os pais dos alunos procurem maneiras de estar trabalhando de forma mais detalhada a orientação profissional dentro de seu quadro pedagógico de forma a contribuir para redução das inseguranças e incerteza dos mesmos no momento de suas escolhas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Joareis Fernandes de Azevedo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/945
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa Eliel Imprimir.pdf143,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo ELIEL PDF.pdf556,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.