Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/947
Título: Gestão ambiental pública: análise do processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos de Cacoal, RO
Autor(es): Delgado, Susi Mara Cividini
Palavras-chave: Catadores
Coleta seletiva
Gestão ambiental
Data do documento: 16-Jul-2014
Citação: DELGADO, Susi Mara Cividini. Gestão ambiental pública: análise do processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos de Cacoal, RO. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar e descrever o processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos de Cacoal, RO mais especificamente a verificar se a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) atua de acordo com a Lei Federal 12.305/10 ao implantar um programa de coleta seletiva na Cidade de Cacoal, RO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo caracterizada como documental, descritiva e de campo que aconteceu em duas etapas. Na primeira foi elaborada uma entrevista não estruturada, contendo perguntas predominantemente abertas junto a membro responsável da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) diretamente envolvido no processo de implantação da coleta seletiva de Cacoal, RO. Na segunda etapa realizou-se uma entrevista não estruturada junto ao membro responsável pela cooperativa, contendo perguntas predominantemente abertas a fim de levantar informações sobre como é feito o processo de catação até a destinação final dos resíduos sólidos urbanos na Cidade de Cacoal, RO. Na aplicação do questionário destinado à SEMMA pôde-se observar que no levantamento do diagnóstico para a implantação da coleta seletiva verificou-se que grande parte da população não tem conhecimento do projeto e não sabe separar o lixo de forma adequada para a realização da coleta seletiva. Com base nas respostas obtidas junto a cooperativa de coleta seletiva de resíduos sólidos, pode-se observar que eles apresentam grande dificuldade para continuar com o seu trabalho e um dos maiores desafios é não possuírem total apoio do poder público.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Evimael Alves Teixeira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/947
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SUSI MARA.pdf236,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador