Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/953
Título: Frequência de micronúcleos em tambaquis de pisciculturas no município de Presidente Médici – RO: influência de agrotóxicos
Autor(es): Santos, Valdeir Teodoro de Farias
Palavras-chave: Colossoma macropomum
Contaminação ambiental
Genotoxicidade
Teste de micronúcleo
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, Valdeir T. de F. Frequência de micronúcleos em tambaquis de pisciculturas no município de Presidente Médici – RO: influência de agrotóxicos. 2015. 51 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: O ambiente aquático atualmente sofre impactos ambientais causados pela ação humana, dentre esses impactos a contaminação por agrotóxicos. O teste de micronúcleo em peixes é um bioindicador de ambientes aquáticos e possibilita a detecção de efeitos genotóxicos provocados por vários agentes químicos e físicos, podendo ser utilizado para avaliação das condições ambientais. O presente trabalho objetivou avaliar possíveis efeitos genotóxicos em peixes de pisciculturas que utilizam agrotóxico na região de Presidente Médici - RO, por meio do teste do micronúcleo. O peixe coletado nas pisciculturas foi o tambaqui (Colossoma macropomum) por ser a espécie mais cultivada em cativeiro em Rondônia. Foram coletadas amostras de sangue periférico em tambaquis de 4 pisciculturas, assim como, a realização de suas biometrias. O número de células analisadas por peixe foram 3.000 eritrócitos. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste de Tukey em nível de 95%, ou análise de variância com um critério (ANOVA-ONE WAY). A relação peso - comprimento mostrou que os peixes não estavam em estado de bem-estar animal, pois as pisciculturas 2, 3 e 4 apresentaram b < 3, e a piscicultura 1 apresentou b > 3, tais pisciculturas utilizaram o herbicida glifosato na concentração de 7,5 mL de herbicida glifosato/L de água com o propósito de eliminar gramíneas e macrófitas aquáticas dos tanques de pisciculutura, mudando somente a frequência de uso entre estas. Verificou-se uma correlação entre o uso do agrotóxico e o número de eritrócitos micronucleados nas pisciculturas, assim como as que recebem água contaminada através de lixiviação de outras culturas, evidenciando que substâncias poluentes são capazes de causar dano ao material genético do tambaqui. Observou-se também que a relação peso-comprimento e o teste de micronúcleo apresentaram correlação que pode ser útil para o biomonitoramento de ambientes contaminados.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.ª Dra. Fernanda Bay Hurtado Coorientadora: Prof.ª Dra. Rute Bianchini Pontuschka
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/953
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Valdeir T. de F..pdfSANTOS, Valdeir T. de F.1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.