Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/963
Título: Viabilidade econômica da produção de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em Presidente Médici, RO.
Autores: Silva, Adriana Gotardi
Palavras-chave: Piscicultura
Rondônia
Tambaqui
Viabilidade econômica
Colossoma macropomum
Data de publicação: 2014
Citação: SILVA, Adriana G. Viabilidade econômica da produção de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em Presidente Médici, RO. 2014. 52 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica da produção de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier,1818) localizado na 1º linha, lote 04 no município de Presidente Médici, Rondônia. Uma espécie economicamente interessante para os piscicultores. Discorrendo sobre argumentos interpretativos e técnicos dos indicadores econômicos e analisando de forma sucinta a viabilidade do empreendimento. Os dados referentes às atividades piscicola neste trabalho foram obtidos de uma piscicultura na zona rural com uma área total de 20.874 m² de lâmina d’água, distribuido em 9 (nove) tanques de piscicultura, dados esses que foram repassado pela EMATER-RO, coletados no período de 16 (dezesseis) meses ano pela empresa. Foram avaliados valores financeiros gastos para implantação da piscicultura como: custos de produção; renda bruta; lucro operacional; renda liquida; taxa interna de retorno; valor presente liquida e período de recuperação do capital, análisados num banco de dados do programa Microsoft excel. A produção estava em seu 1º ciclo com duração de 1 (um) e 4 (quatro) meses, onde o valor líquido disponível do produtor foi R$ 15.988,66. O Valor Presente Liquido (VPL) de R$ 31.360,20 e uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 49%, indicando que o projeto é uma opção favorável, sendo capaz de gerar retorno de capital investido em um prazo de aproximadamente 5 (cinco) anos de cultivo. Desta forma a produção do tambaqui é um empreendimento viável desde que, o produtor siga as técnicas necessárias e o manejo adequado para se ter o retorno econômico e lucrativo em seu empreendimento.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheira de Pesca. Orientador: Prof. Me. Clodoaldo de Oliveira Freitas
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/963
Aparece nas coleções:DEPESCA/PM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Adriana G..pdfSILVA, Adriana G.1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.