Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/964
Título: Efeito da aeração mecânica na qualidade da água e glicemia de tambaquis criados em tanques escavados
Autores: Soares, Maiza de Oliveira
Palavras-chave: Água
Glicose
Oxigênio
Sangue
Temperatura
Data de publicação: 2014
Citação: SOARES, Maiza de O. Efeito da aeração mecânica na qualidade da água e glicemia de tambaquis criados em tanques escavados. 2014. 45 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: Os fatores ambientais possuem influência sobre a saúde dos animais aquáticos e a piscicultura carece de informações sobre situações de estresse a fim de assegurar a saúde dos peixes. O presente estudo avaliou o efeito da aeração mecânica na qualidade da água e glicemia de tambaquis criados em tanques escavados. Foram utilizados 600 peixes sendo distribuídos 300 indivíduos em dois tanques, um com aeração artificial e outro sem. O experimento foi realizado em delineamento interimente casualizado, sendo dividido em três fases, sendo fase I, II e III aos 30, 60 e 90 dias respectivamente. Na fase I foi utilizada ração com teor de 36,0% de proteína bruta, na fase II de 32,0% e na fase III de 28%. As coletas de sangue foram realizadas na Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiaze. No laboratório a metodologia utilizada foi a GOD-Trinder do Labtest para Glicose Liquiform. As variáveis analisadas foram submetidas ao teste T de Student. Houve diferença significativa para o oxigênio dissolvido e temperatura (P<0,05) em ambos tanques. Não houve diferença para o pH (P>0,05). Não houve diferença significativa para os resultados de glicose sanguínea nas fases I e III de cultivo (P>0,05). Na fase II os resultados diferiram entre si para os tanques com aeração e sem aeração mecânica (P<0,05) e essa diferença sugere que o animal tenha sofrido estresse. O tambaqui teve boa adaptação ao viveiro com as condições menos favoráveis em relação a qualidade de água porém seu desempenho foi maior no viveiro que possuía aeração nas duas primeiras fases.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título em Engenheira de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Marlos Oliveira Porto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/964
Aparece nas coleções:DEPESCA/PM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES, Maiza de O..pdfSOARES, Maiza de O.1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.