Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/965
Título: Comparação do desempenho zootécnico entre juvenis de Colossoma macropomum melhorados geneticamente e não melhorados
Autores: Aguiar, João Pablo Sanches
Palavras-chave: Convencionais
Piscicultura
Tratamento
Data de publicação: 2015
Citação: AGUIAR, João Paulo S. Comparação do desempenho zootécnico entre juvenis de Colossoma macropomum melhorados geneticamente e não melhorados. 2015. 42 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar o desenvolvimento zootécnico de juvenis de Colossoma macropomum de matrizes melhoradas geneticamente, em relação aos juvenis convencionais em um período de 90 dias. Foram utilizados juvenis provenientes de quatro pisciculturas do estado de Rondônia. Foi analisado o desenvolvimento zootecnico entre os quatros produtores. Trabalhou-se com duzentos juvenis de C.macropomum, distribuídos em quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos P1, P2 e P3 são animais convencionais e P4, juvenis melhorados geneticamente. Realizaram-se biometrias quinzenais, durante estas, foram analisados os parâmetros limnológicos. Os dados zootécnicos foram analisados estatisticamente e apresentaram diferenças significativas (p < 0,05). Os resultados demostraram que os juvenis convencionais apresentaram crescimento semelhante aos melhorados geneticamente na fase de pré-engorda, no entanto, os resultados entre os produtores ficaram próximos, e fatores como a densidade, podem ter influenciado positivamente os desempenhos, principalmente dos juvenis convencionais. De acordo com o estudo realizado recomenda-se o cultivo de juvenis de P1 animais convencionais e P4 juvenis melhorados geneticamente, tendo em vista que ambos obtiveram um melhor desempenho possibilitando maior produtividade e consequentemente, maior rentabilidade ao piscicultor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Me. Yuri Vinicius de Andrade Lopes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/965
Aparece nas coleções:DEPESCA/PM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGUIAR, João Paulo S..pdfAGUIAR, João Paulo S.1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.