Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/966
Título: Avaliação limnológica da represa e efluente da base de piscicultura Carlos Eduardo Matiazze
Autor(es): Silva, Shadai Mendes
Palavras-chave: Meio Ambiente
Piscicultura
Qualidade de Água
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Shadai M. Avaliação limnológica da represa e efluente da base de piscicultura Carlos Eduardo Matiazze. 2014. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: A aquicultura é uma atividade crescente no Brasil, e para a garantia deste empreendimento é fundamental que a água utilizada nos viveiros apresente uma boa qualidade, pois os peixes dependem desta para realizar todas as suas funções vitais e a água residual não deve comprometer o meio ambiente. Objetivo do trabalho foi fazer uma avaliação limnológica durante 11 meses em três pontos da represa (denominados 1, 2 e 3) e do efluente da base de piscicultura Carlos Eduardo Matiazze de Presidente Médici, RO. Para alguns parâmetros, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, amônia e transparência, a análise de água foi feita em situ, através de sonda e kit. A alcalinidade, a dureza e o gás carbônico foram determinados por titulometria, em laboratório. Os resultados da pesquisa demonstraram que todos os valores médios dos parâmetros estavam aceitáveis segundo a Resolução do CONAMA 357 /2005. A temperatura em todo o estudo apresentou pouca variação ao longo do ano tanto na represa quanto no efluente. Os valores de oxigênio se encontrou fora da legislação no ponto 3 e efluente, valores menores que 5mg/L. O menor valor encontrado foi de 1,7 mg/L. Nas amostras de água coletadas nos pontos da represa e do efluente, os valores de pH não demonstraram estar muito afastados da neutralidade, mantendo uma média geral de 7,49 o que representa um aspecto positivo deste parâmetro com relação a qualidade da água no local estudado. A condutividade elétrica apresentou pouca variação na represa e no efluente, seus valores foram entre 40,5 a 70,4 μS/cm-1.Os valores para amônia encontraram-se dentro das normas, sua maior variação foi no efluente, chegando a 142%. A transparência apresentou pouca variação em todo o período de estudo nos pontos analisados. Os valores da alcalinidade no decorrer da pesquisa não foram variáveis, apresentando valores médios de 23,35 CaCO3 mg/L. Não há especificações para a dureza na legislação, contudo apresentou valores baixos em relação a valores recomendados pela literatura específica. O gás carbônico teve variações no decorrer da pesquisa em todos os pontos analisados, principalmente o ponto 1. Portanto a água da represa e do efluente apresentou valores aceitáveis, segundo o CONAMA, para todos os parâmetros analisados na maior parte do ano. Podendo ser utilizada para a piscicultura.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Dra. Rute Bianchini Pontuschka
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/966
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Shadai M..pdfSILVA, Shadai M.1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.