Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/968
Título: Limnologia de viveiros escavados da base de piscicultura Carlos Eduardo
Autor(es): Silva, Gleisson Cristiano da
Palavras-chave: Piscicultura
Qualidade da água
Sazonalidade
Data do documento: 2014
Editor: SILVA, Gleisson C. da. Limnologia de viveiros escavados da base de piscicultura Carlos Eduardo. 2014. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: Para se produzir peixes, é essencial que se mantenha o controle da qualidade da água, pois diversos parâmetros influenciam no bom desenvolvimento da piscicultura. Em vista disso, objetivou-se avaliar a qualidade da água de quatro viveiros escavados identificados como 1, 10, 13 e 14, da base de piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Presidente Médici, através de análises limnológicas quinzenais no período de agosto de 2013 a maio de 2014. Os parâmetros temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica foram determinados in situ utilizando sonda multiparâmetros. A análise de amônia também foi realizada in situ, utilizando alfa kit. Alcalinidade, dureza e gás carbônico foram determinados por titulometria, em laboratório seguindo manual de análise de água. A temperatura apresentou valores médios de 30°C e o pH na maioria das análises esteve próximo à neutralidade. Condutividade elétrica e gás carbônico apresentaram valores indesejados para piscicultura em algumas análises. O teor de amônia não foi considerado prejudicial ao desenvolvimento dos peixes, variando entre 0,002 e 0,007 mg/l, provavelmente em razão da baixa biomassa, consequentemente, baixa excreção. A análise de transparência mostrou diferença significativa (p<0,05) entre os viveiros. A diferença entre a alcalinidade dos viveiros também foi significativa (p<0,05). O pH, oxigênio dissolvido e dureza não apresentaram diferença significativa (p>0,05) em relação ao período seco e chuvoso. De acordo com a resolução 357/05 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que trata das águas de classe 2, destinadas à criação natural e/ou intensiva de organismos aquáticos ao consumo humano, e com a literatura específica, a maioria dos parâmetros avaliados, são adequados para o bom desenvolvimento do cultivo de peixes.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Rute Bianchini Pontuschka
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/968
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gleisson C. da..pdfSILVA, Gleisson C. da.1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.