Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/984
Título: Geotecnologias aplicadas à estruturação de um sistema de informação geográfica da piscicultura no Estado de Rondônia
Autor(es): Rocha, Daiane de Oliveira
Palavras-chave: Banco de Dados
Análises Espaciais
Tecnologia da Informação
Data do documento: 2015
Citação: ROCHA, Daiane O. Geotecnologias aplicadas à estruturação de um sistema de informação geográfica da piscicultura no Estado de Rondônia. 2015. 57 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um Sistema de Informação Geográfica (SIG) das pisciculturas licenciadas no Estado de Rondônia, Amazônia Ocidental, entre o período de 1994 a 2013. A partir da estruturação do SIG realizaram-se análises espaciais de localização e distribuição das pisciculturas em relação a malha viária; a drenagem; as microrregiões do Estado e finalmente verificado a densidade. O procedimento metodológico consistiu na modelagem do Banco de Dados (BD), cujos dados foram obtidos na Secretaria de Desenvolvimento do Ambiental (SEDAM) que detém os dados das pisciculturas licenciadas do Estado e processados no software SPRING e ARCMAP, VERSÃO 10.2.1. Para estatística espacial aplicou-se o Estimador de Densidade por Kernel. Como principais resultados destaca-se o fato de que o SIG tornou rápido e fácil a busca por dados e informações sobre as pisciculturas estudadas. A maior densidade foi de 4937,64 pisciculturas por unidade de área na microrregião de Ji-Paraná, a qual está localizada na região central do Estado do Rondônia. No mapeamento temático as pisciculturas apresentaram algumas dependências espaciais, a primeira, estas dependem da principal via de acesso, BR 364; a segunda, o aglomerado de pisciculturas se arranja onde há maior disponibilidade de água, ou seja, dependem dos cursos d’água. Por conseguinte, o posicionamento e distribuição das pisciculturas acontecem nas três principais microrregiões, a de Ji-Paraná representando 40,30% das pisciculturas licenciadas, seguida pela microrregião de Cacoal com 16,02% e por último a microrregião de Ariquemes com 15,87%.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Me. Paulo de Tarso da Fonseca Albuquerque Co-orientador: Prof. Me. Ricardo Henrique Bastos de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/984
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Daiane O.PDFROCHA, Daiane O.2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.