Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/988
Título: Planejamento financeiro pessoal: uma pesquisa de campo com os universitários de Presidente Médici Rondônia
Autor(es): Paz, Carlos Francisco da
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Finanças pessoais
Consumismo
Data do documento: 2008
Citação: PAZ, Carlos Francisco da. Planejamento financeiro pessoal: uma pesquisa de campo com os universitários de Presidente Médici Rondônia. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal, demonstrar a necessidade do planejamento financeiro pessoal, na organização, execução e controle dos gastos e objetivos pessoais dos universitários de Presidente Médici. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo, onde foram utilizados questionários, com questões abertas e de múltipla escolha, aplicados a uma amostra intencional de 16% do total estimado de universitários do município de Presidente Médici, na qual ficou constatado que, seguindo uma tendência nacional, pouco, ou quase nada se faz quando se trata de planejamento financeiro pessoal. Preocupando-se apenas em ganhar dinheiro, a maioria das pessoas, não planejam; não vêem que um real economizado, tem igual valor a um real ganho. Finalmente pôde-se notar que sem planejamento a maioria das pessoas não tem um objetivo definido, lidam com o dinheiro na base do improviso, não se preocupando com o futuro. Deixam-se levar pelo imediatismo e pelo consumismo, resultando em um total descontrole de suas finanças pessoais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Wellington Silva Porto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/988
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC CARLOS 2008.pdf220,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador