Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/99
Título: A música na educação infantil pela ótica foucaultiana
Autor(es): Luz, Elenice Divina da
Palavras-chave: Música
Infância
Aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: LUZ, E. D da. A música na educação infantil pela ótica foucaultiana. 2013, 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: O presente trabalho de monografia tem como temática: a música na Educação Infantil pela ótica foucaultiana, tendo como objetivos: a) analisar a forma como a escola utiliza a música como recurso didático/pedagógico; b) observar os critérios de seleção e; c) expor sugestão que a instituição escolar pode trabalhar a música nas salas de aula como princípio fomentador da aprendizagem e não apenas como distração e ocupação do tempo. Este estudo especialmente segue uma proposta metodológica que se embasa nos pressupostos foucaultianos de pesquisa no que concerne à busca por entendimento da utilização da música na pré escola não somente como recurso pedagógico, mas, como um dos elementos educativos com possibilidades de educar o sentido chamado audição e na sua abrangência na aquisição do saber e consequentes resultados dentro do processo de ensino aprendizagem. Para a realização do trabalho priorizou-se a pesquisa bibliográfica, como também a pesquisa de campo, bem como as Legislações pertinentes nacionais, dentre outros de igual importância. Esse estudo traz como resultados: a relevância da seleção musical a ser apresentada às crianças e o destaque para que as determinações da Lei 11.769/2008 possam ser cumpridas.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Maria Auxiliadora Máximo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/99
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luz, Elenice Divina da.pdfDocumento principal1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.