Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/992
Title: Avaliação da aprendizagem escolar:Um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oeste
Authors: Coelho, João Gouveia
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Ensino técnico
Formação docente
Issue Date: 2016
Citation: COELHO, João Gouveia. Avaliação da aprendizagem escolar: Um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oeste. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Abstract: A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Campus de Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da avaliação da aprendizagem no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral foi investigar as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores das disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária, buscando alternativas para a melhoria da temática no contexto pesquisado. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa, de maneira que a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, os quais foram posteriormente transcritos e analisados segundo a técnica da Análise de Conteúdo, na categoria temática. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores das disciplinas do núcleo profissionalizante, formados em cursos de bacharelado na área das Ciências Agrárias. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar com autores que abordam a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa. Os principais resultados alcançados apontam para um contexto em que prevalece a avaliação com características classificatórias, com ênfase nas provas escritas, o que sugere a necessidade de formação continuada para o grupo de professores pesquisados, envolvendo a temática da avaliação, com o objetivo de contribuir para a superação das atuais práticas avaliativas.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/992
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf2,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.