Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, João Gouveia-
dc.date.accessioned2016-07-06T19:39:15Z-
dc.date.available2016-07-06T19:39:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOELHO, João Gouveia. Avaliação da aprendizagem escolar: Um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oeste. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/992-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Campus de Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da avaliação da aprendizagem no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral foi investigar as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores das disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária, buscando alternativas para a melhoria da temática no contexto pesquisado. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa, de maneira que a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, os quais foram posteriormente transcritos e analisados segundo a técnica da Análise de Conteúdo, na categoria temática. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores das disciplinas do núcleo profissionalizante, formados em cursos de bacharelado na área das Ciências Agrárias. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar com autores que abordam a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa. Os principais resultados alcançados apontam para um contexto em que prevalece a avaliação com características classificatórias, com ênfase nas provas escritas, o que sugere a necessidade de formação continuada para o grupo de professores pesquisados, envolvendo a temática da avaliação, com o objetivo de contribuir para a superação das atuais práticas avaliativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-07-06T19:36:38Z No. of bitstreams: 1 João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf: 2996421 bytes, checksum: ac2558845bade6c8c0457d94d9acd6c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-07-06T19:38:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf: 2996421 bytes, checksum: ac2558845bade6c8c0457d94d9acd6c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-07-06T19:38:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf: 2996421 bytes, checksum: ac2558845bade6c8c0457d94d9acd6c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-06T19:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf: 2996421 bytes, checksum: ac2558845bade6c8c0457d94d9acd6c6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar:Um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oestept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João G. Coelho_Avaliação da aprendizagem escolar.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.