Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/995
Título: A importância da mensuração do resultado econômico para a gestão das instituições públicas
Autor(es): Oliveira, San Martin Carvalho de
Palavras-chave: Economia - Resultado
Gestão pública
Serviço público
Data do documento: 24-Jun-2008
Citação: OLIVEIRA, San Martin Carvalho de. A importância da mensuração do resultado econômico para a gestão das instituições públicas. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: A Lei n.º 4.320/64, artigo 85, prevê que os serviços de contabilidade nos entes públicos devem permitir analisar e interpretar os resultados econômicos. Contudo, a mesma não prevê um demonstrativo específico para se mensurar tal resultado. Visando atender a esse dispositivo legal, foi criado por Valmor Slomski um modelo de mensuração do resultado econômico em instituições públicas. Se produzir lucro econômico, o gestor público estará produzindo e distribuindo renda. Se produzir prejuízo econômico, a estrutura do agenciamento deverá ser revista. Com esse demonstrativo, atende-se ao artigo 85 da Lei n.º 4.320/64, demonstra-se a eficiência da administração pública no uso dos recursos públicos, e evidencia-se para a sociedade o valor do serviço público produzido pela entidade pública governamental ou não. O artigo foi desenvolvido com o objetivo geral de elaborar o Demonstrativo de Resultado Econômico de duas escolas públicas municipais de Ji-Paraná – RO, bem como demonstrar a importância do resultado alcançado para a sociedade. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, empregando-se, posteriormente, a pesquisa de campo com estudo de caso, para a coleta dos dados necessários à construção do Demonstrativo de Resultado Econômico das escolas públicas municipais Adão Valdir Lamota e Jandinei Cella. Os demonstrativos resultaram em prejuízo econômico nas duas escolas, notando-se claramente que os gastos com folha de pagamento consomem mais do que o valor de suas receitas econômicas. Esses prejuízos econômicos encontrados representam a ineficiência da administração pública no uso dos recursos públicos, além da não atenção devida à análise de custos pelos gestores públicos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/995
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA SAN MARTIM.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador