Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/291
Título: A ficção descolonizadora em Márcio Souza: uma análise de Mad Maria sob uma perspectiva pós-colonial
Autores: Gomes, Márcia Letícia
Palavras-chave: Mad Maria
Márcio Souza
Ficção descolonizadora.
Data de publicação: 2012
Resumo: No início do século XX uma estrada de ferro ligando os rios Madeira e Mamoré foi construída na selva amazônica. A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi idealizada para atuar no transporte de borracha da Bolívia pelo Brasil via rio Madeira. Cumpre considerar que a borracha era um produto economicamente importante no período. Em nome de interesses capitalistas, muitos trabalhadores perderam a vida no empreendimento. Em 1980, Márcio Souza, um escritor amazonense, publicou a obra Mad Maria em que reconta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré. Neste trabalho eu discuto o romance Mad Maria do escritor amazonense Márcio Souza sob uma perspectiva pós-colonial. Autores como Diana Brydon, Frantz Fanon, Albert Memmi e Edward Said são importantes suportes teóricos para fundamentar a discussão sobre a ficção como um elemento válido para revisão e reflexão sobre a história. E argumento que Márcio Souza, pela ficção, convida o leitor a repensar fatos históricos sob o ponto de vista dos colonizados, isto é, daqueles que sofreram o processo de colonização e não tiveram a oportunidade de expressar sua visão sobre os fatos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada junto ao Programa de Pós Graduação em Letras, área de concentração em Língua, Linguagens e Culturas Amazônicas, sob orientação do Professor Dr. Miguel Nenevé, para obtenção do título de Mestre em Letras.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/291
Aparece nas coleções:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gomes, Márcia Letícia.pdf491,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.