Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1001
Title: O uso do tijolo ecológico sob a ótica da economicidade: aspectos contábeis, ambientais e sociais
Authors: Kundsin, Luana
Keywords: Contabilidade
Custos ambientais
Meio ambiente
Tijolo ecológico
Issue Date: 2008
Citation: KUNDSIN, Luana. O uso do tijolo ecológico sob a ótica da economicidade: aspectos contábeis, ambientais e sociais. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: Este trabalho apresenta a contribuição da contabilidade, que por meio de sua evolução e tecnologias, oferece mecanismos indispensáveis de planejamento, controle e avaliação necessários aos gestores que trabalham em prol do desenvolvimento das empresas, nas quais atuam e da sociedade como um todo. Esta pesquisa surgiu a partir de preocupações com pessoas que moram em áreas de risco e com os danos que vêm sendo causados ao meio ambiente. Esta pesquisa teve por objetivo estudar a tecnologia solo-cimento como alternativa de baixo custo e ferramenta customizada para a construção de casas populares e seus reflexos relacionados aos custos, meio ambiente e contribuição social. Conhecendo a técnica de produção dos tijolos e blocos solo-cimento para o processo de construção de casas populares “ecologicamente corretas”, foi possível apresentar a relação custo versus benefício da implementação do uso do tijolo ecológico na construção civil, identificando os benefícios sociais e ambientais decorrentes da utilização desta técnica; podendo ainda verificar a satisfação da sociedade usuária de casas ecologicamente corretas da cidade de Ministro Andreazza-RO, limite geográfico da pesquisa, e a contribuição na divulgação do uso do solocimento. Seu enfoque foi de pesquisa descritiva exploratória, considerou-se para as formulações das considerações da pesquisa o método dedutivo de abordagem científica e o método de procedimento observacional em conjunto com o comparativo. Mister se faz lembrar que dentre as necessidades humanas, o direito à moradia integra a base da pirâmide. Com isto, o tijolo ecológico surgiu como sendo uma alternativa para reduzir este déficit habitacional e alternativa de proteção e preservação ambiental.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Suzenir A. da S. Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1001
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA KUNDSIN - ACC - JULHO 2008.pdf3,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools