Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1003
Título: A importância da análise de investimento nas empresas de pequeno e médio porte: um estudo multicasos em empresas de Cacoal - RO
Autor(es): Silva, Sergio Souza da
Palavras-chave: Investimento
Tomada de decisão
Técnica
Projetos
Data do documento: 2008
Citação: SILVA, Sergio Souza da. A importância da análise de investimento nas empresas de pequeno e médio porte: um estudo multicasos em empresas de Cacoal - RO. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: A globalização da economia e o mercado concorrente estão exigindo das empresas a adotarem uma postura de administração que não ofereça espaço para tomada de decisões que possam afetar a estabilidade no mercado. O processo de tomada de decisão para implantação de projetos de investimentos é um exemplo, que exige adotar critérios de análises que estejam condizentes com a realidade, oferecendo uma maior segurança no momento do desembolso. A pesquisa tem por objetivo verificar quais são os métodos utilizados para avaliação de investimentos nas empresas, buscando identificar se os critérios adotados estão sendo suficientes para determinar, com segurança, a aceitação do projeto. O estudo foi realizado no município de Cacoal, no estado de Rondônia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário entregues pessoalmente e também enviado por correio eletrônico a 27 empresas de pequeno e médio porte, dos quais, obteve-se a amostra de 11 empresas. Como principal resultado observou-se que a maioria das empresas realiza o processo de análise de investimentos por meio da consideração de fatores mercadológicos, como também utilizando técnicas como a Taxa Interna de Retorno, o Valor Presente Líquido, o Payback, o Índice de Lucratividade e a Taxa Média de Retorno. Verificou-se também que apesar da adoção destes critérios, o processo de análise não está sendo suficiente para parte das empresas pesquisadas, pois 36% consideram não oferecer condições para determinar a viabilidade do investimento e dentre as empresas pesquisadas, 27% já tiveram projeto de investimento que não obteve o retorno esperado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Geraldo Luiz Francisco da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1003
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC - Sérgio.pdf162,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador