Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1004
Título: O controle interno na administração pública como um instrumento de gestão: um estudo de caso na prefeitura de Presidente Médice - RO
Autor(es): Oliveira, Leila Cristina de
Palavras-chave: Controle interno
Controladoria
Administração pública
Eficácia
Data do documento: 2008
Citação: OLIVEIRA, Leila Cristina de. O controle interno na administração pública como um instrumento de gestão: um estudo de caso na prefeitura de Presidente Médice - RO. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O presente artigo abordará especificamente o controle interno enquanto função da administração, bem como, sua importância, sobretudo em face às inúmeras mudanças ocorridas na Administração Pública atual e sua utilização como principal instrumento de gestão. A pesquisa tem como objetivo geral verificar por meio de observação o funcionamento do Controle Interno da Prefeitura do Município de Presidente Médici-RO e sua aplicabilidade frente à legislação pertinente. A metodologia aplicada no presente trabalho se deu por meio de pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos retirados da internet e a legislação pertinente, além de um estudo de caso, de caráter objetivamente descritivo, através de entrevista semi-estrutura com a controladora geral do município. De acordo com a pesquisa realizada, as deficiências detectadas na controladoria geral do município de Presidente Médici, se dão pela ausência da reestruturação do órgão de controle interno e de um corpo técnico capacitado e treinado para auxiliar a controladora. Para que o controle interno obtenha êxito em suas funções de controlar, assegurar eficácia, eficiência e economicidade, é necessário que ele mesmo seja eficaz e eficiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Wellington Silva Porto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1004
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC LEILA 2008.pdf136,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador