Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1006
Title: Agricultura familiar e a comercialização de gêneros para alimentação escolar no município de Cacoal
Authors: Rodrigues, Márcia Butzke Frederico
Keywords: Agricultura Familiar
PNAE
Comercialização
Alimentação escolar
Issue Date: 2014
Citation: RODRIGUES, Márcia Butzke Frederico. Agricultura familiar e a comercialização de gêneros para alimentação escolar no município de Cacoal. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: O artigo sobre Agricultura Familiar e a Comercialização de Gêneros para alimentação escolar no município de Cacoal traz como objetivo analisar as dificuldades e os desafios que os agricultores familiares encontram para participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A pesquisa é exploratória e descritiva, com o método dedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas são a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e formulário estruturado. A pesquisa contou com a participação de 31 agricultores familiares que comercializam no Feirão de Cacoal. Os resultados apontam baixo índice de escolaridade entre os participantes da pesquisa, maioria residente na zona rural e trabalha com a família com renda mensal de até 4 salários mínimos. Praticamente a metade não participa de associações ou cooperativas, a maioria já conhecia o PNAE, porém, nenhum obteve conhecimento através de meios de comunicação; 19% já participam ou participaram do Programa e 48% demonstraram interesse em participar. Tratando-se da comercialização, poucos acreditam que não tem dificuldades para vender para o PNAE, os demais dizem que a maior dificuldade é a falta de informação e o excesso de burocracia. Todos consideram o PNAE importante para renda da família. Contudo, verifica-se a necessidade do Governo buscar mecanismos que facilitem a execução do Programa tornando-o mais acessível aos agricultores e mais divulgado entre os mesmos. Sugere-se então, maior divulgação do Programa PNAE e que os órgãos competentes criem mecanismos que facilitem o acesso à informação a todos os agricultores e, além disso, criem formas para se diminuir a burocracia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1006
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capa Artigo Marcia.pdf193,18 kBAdobe PDFView/Open
Artigo Márcia.pdf384,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools