Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1009
Título: Síndrome de Burnout em agentes penitenciários da Casa de Prisão Semiaberto de Rolim de Moura-RO
Autor(es): Sobreira, Alessandro Melo
Palavras-chave: Burnout
Qualidade de vida
Presídio
Data do documento: 2014
Citação: SOBREIRA, Alessandro Melo. Síndrome de Burnout em agentes penitenciários da Casa de Prisão Semiaberto de Rolim de Moura-RO. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este artigo analisa os tipos e níveis de Burnout que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, um tipo especifico de exaustão ocupacional que atinge vários profissionais de segurança pública na atualidade. Foram utilizadas quanto à metodologia pesquisas exploratória, descritiva, explicativa quanto aos fins, e quanto aos meios pesquisa bibliográfica, participante e estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. Os pesquisados são os agentes penitenciários da Casa de Prisão Semi Aberto de Rolim de Moura, com erro amostral de 8%. O estudo de caso foi realizado com uma amostra de vinte e um (n=21) voluntários e do tipo estratificada aleatória sem reposição com os plantonistas da Casa Prisional. Segundo os dados obtidos foram possível identificar as causas e efeitos da síndrome de Burnout ainda no início. Identificaram-se ainda os fatores que afetam a qualidade de vida e de trabalho em ambiente risco de morte. Além do estudo de caso, esta pesquisa foi do tipo exploratório, descritivo e explicativo. Conclui-se, nesse trabalho que a síndrome de Burnout encontra-se coletivamente em um estagio inicial ou no nível aceitável, sem maiores danos à saúde, sendo possível não estender os bons resultados desta pesquisa aos demais sistemas carcerários que possuem agentes penitenciários com mais de 5 anos de prestação de serviços, o que se pode deduzir, salvo melhor juízo, e novas pesquisas, que a exposição do agente penitenciário por mais de 5 anos aumenta a probabilidade de desenvolver doenças psicossomáticas ou ocupacionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Diogo Gonzaga Torres Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1009
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC alessandro 25.02.14 - Capa final 1.pdf169,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo tcc 03-02-14 - encerrado 2.pdf599,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador