Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1016
Título: Reforço Escolar: O uso de jogos e materiais manipuláveis no Ensino de Frações
Autor(es): Cunha, Edson Carlos da
Palavras-chave: Reforço Escolar
Jogos e Materiais Manipuláveis
Ensino de Frações
Data do documento: 2016
Citação: CUNHA, Edson Carlos da. Reforço Escolar: O uso de jogos e materiais manipuláveis no Ensino de Frações. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente trabalho relata uma intervenção realizada no reforço escolar do 5º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no distrito de Riozinho, município de Cacoal-RO. Adotou-se a abordagem qualitativa por ser uma investigação que analisa e faz a interpretação de informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, embasada nas ideias de Thiollent e, em consonância com a proposta de estabelecer uma intervenção, que visa à melhoria da realidade local. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, questionários, observação, dentre outros. Fundamentamos o trabalho principalmente nos autores: Macedo, D´Ambrósio e Borin, nas discussões que envolvem os jogos. Belfort, Grando, Bertoni nas discussões sobre o ensino de frações. O objetivo geral da pesquisa foi analisar em que medida esse tipo de intervenção contribuiu para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Iniciamos a intervenção, com observação da prática pedagógica da professora. Na sequência do estudo interviemos nas aulas de reforço escolar, com a aplicação de diversas estratégias de ensino, por meio de jogos, materiais didáticos manipuláveis e vídeos. A última etapa da pesquisa consistiu na avaliação das ações e análise dos resultados obtidos. Os resultados alcançados permitem apontar, por meio de respostas dos questionários aplicados a 10 alunos e à professora, que essa estratégia de ensino aplicada nas aulas de reforço escolar favoreceu a socialização, tornou as aulas interessantes, motivou os alunos e promoveu o aprendizado dos alunos por oportunizar a proatividade nas atividades desenvolvidas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Aparecida Augusta da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edson C. da Cunha_Reforço escolar.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.