Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1025
Título: Segurança da informação na rede bancária no município de Rolim de Moura / RO
Autor(es): Carmo, Jonathan Souza do
Palavras-chave: Segurança da informação
Redes bancárias
Procedimentos de segurança
Data do documento: 20-Fev-2014
Citação: CARMO, Jonathan Souza do. Segurança da informação na rede bancária no município de Rolim de Moura / RO. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A segurança da informação é uma questão que está presente no cotidiano de cada pessoa, principalmente quando direcionado as redes bancárias. Além de primordial, a segurança da informação atua para evitar vazamentos e invasões da informação, ou anda investigar os prejuízos que podem decorrer da falta da mesma. O objetivo do presente artigo foi analisar a participação dos colaboradores quanto à proteção adequada das informações e dos sistemas contra o acesso não autorizado de indivíduos que não sejam os devidos titulares da conta. A pesquisa teve a preocupação de levantar os procedimentos utilizados pelos colaboradores, relacionando os mecanismos, e verificar como os colaboradores protegem e se comportam diante do assunto segurança da informação. A segurança da informação, além de necessária, é essencial para redes bancárias, pois propicia melhor conforto ao cliente, oferecendo garantias para vida do mesmo. Utilizou-se como metodologia para esta pesquisa, o tipo exploratório e descritivo, método dedutivo, e abordagem qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada em 03 bancos no município de Rolim de Moura/RO, totalizando 09 participantes. Diante dos resultados adquiridos nesta pesquisa, a questão que chamou mais atenção, foi o fato de 100% dos pesquisados afirmarem que não existe uma política de segurança praticável e eficaz publicada e comunicada a todos, mas que estão conscientes dos critérios necessários para manter o compromisso perante a empresa e a sociedade no que se refere à segurança da informação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1025
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador