Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1032
Título: Estratégia de segmentação de mercado em micro empresas do município Rolim de Moura - RO
Autor(es): Vieira, Maria Ivanúbia de Sousa
Palavras-chave: Consumidor
Competitividade
Reação
Estratégia de segmentação
Data do documento: 30-Abr-2013
Citação: VIEIRA, Maria Ivanúbia de Sousa. Estratégia de segmentação de mercado em micro empresas do município Rolim de Moura - RO. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: Diante do mercado globalizado e das constantes oportunidades empresariais advindas do desenvolvimento econômico do Brasil, os empreendedores deparam-se com uma demanda mais exigente no tocante a realização de seus desejos consumistas. Segundo estudiosos há forças competitivas entre as empresas que as condicionam a elaborar estratégias que visam identificar seu público alvo e fideliza-lo junto a ela, sendo que o fracasso ou sucesso dessas são impactantes para a mesma. Na busca de identificar as forças competitivas do mercado e descrever as estratégias de reação indicadas por Michael E. Porter, bem como, analisar as vantagens da opção pela segmentação de mercado efetuou-se uma pesquisa científica descritiva, bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa, utilizando o método da observação envolvendo sete (07) micro empresas de ramos de atividades diferenciados, porém localizadas na mesma região geográfica. Verificou-se que embora os proprietários e gerentes não tenham formação superior voltada para a área empresarial estão praticando individualmente estratégias como enfoque, seguidora de mercado, liderança no custo total, expansão de mercado e nicho de mercado, para obter sucesso no mercado e que a segmentação de mercado não é a melhor alternativa para todos os ramos do mercado. É sugerido as empresas realizarem investimento no capital intelectual de seus representantes, visando prepara-los para que estes tracem estratégias de reação as ameaças de mercado que tendem a comprimir as empresas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1032
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico Maria Ivanúbia de S. Vieira.pdf442,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador