Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/104
Título: O processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na pespectiva foucaultiana
Autor(es): Silva, Silvana Viana de Souza
Palavras-chave: Leitura
Arqueogenealogia
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, S. V. S. O processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na pespectiva foucaultiana. 2013, 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: Este estudo monográfico tem como objetivo principal discutir o processo da leitura na formação de crianças leitoras: mapeando o 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Ariquemes/RO na perspectiva foucaultiana, tendo como foco alunos da Escola Pública do município de Ariquemes/RO, em que se detém ao levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com aplicação de questionários junto a professores, equipe pedagógica, alunos e levantamento de dados das peculiaridades da escola pesquisada e da comunidade envolvente. Dentre as teorias pesquisadas destacam-se: Bomtempo (2002), Zilberman (2003) e, sobretudo Foucault, entre outros que forneceram o entendimento necessário ao estudo aqui proposto utilizando da arqueogenealogia como ferramenta investigativa. É inegável admitir que o contato do indivíduo com a leitura necessariamente inicia-se muito cedo, entretanto é da escola a função de oferecer condições favoráveis à formação de alunos leitores proporcionando a estes o acesso as mais variadas fontes de leitura. Nesse sentido, cabe ao professor a função de lapidar, bem como instigar o gosto dos alunos pelo ato de ler. Daí a transposição do ato de ensinar para o ato de aprender por meio da construção do conhecimento, que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como agente do seu aprendizado e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é ensinado. Postula-se, portanto, que a escola e os professores sejam efetivamente comprometidos com a formação de alunos. Diante das teorias pesquisadas e a pesquisa empírica aplicadas aos agentes participantes que compuseram este estudo, ficou evidente que a escola e a família deixam a desejar, no tocante a incentivar de forma adequada as crianças para motivá-las na concepção da escrita, leitura, e, por conseguinte à produção de textos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Maria Auxiliadora Máximo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/104
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Silvana Viana de Souza.pdfMonografia Silvana1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.