Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1043
Título: Análise situacional do arranjo produtivo local de confecções na cidade de Cacoal
Autor(es): Bastos, Leonardo Pinheiro
Palavras-chave: Arranjo produtivo local.
Confecções
Indústria têxtil
Balanced Scorecard
Data do documento: 2014
Citação: BASTOS, Leonardo Pinheiro. Análise situacional do arranjo produtivo local de confecções na cidade de Cacoal. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O objetivo do artigo é analisar a atual situação do Arranjo Produtivo Local de confecções na cidade de Cacoal com a ajuda de ferramentas específicas para a coleta de dados como entrevistas com os gestores das empresas associadas a ASSINVEST na cidade de Cacoal e utilizando um questionário estruturado baseado na metodologia do Balanced Scorecard. O estado possui o maior polo de confecções da região norte, situado na cidade de Pimenta Bueno/RO que está inserida no projeto idealizado pela SEPLAN para configurar um APL de confecções com mais algumas cidades adjacentes da região. Diferente da realidade de Pimenta Bueno, a cidade de Cacoal enfrenta problemas para se adaptar ao formato de APL. Os resultados exibiram uma realidade distante da encontrada em outros APL de confecções distribuídos pelas regiões do Brasil, não sendo satisfatória de acordo com os gestores. As grandes dificuldades enfrentadas pelos gestores foram variadas de acordo com os relatos obtidos, porém todos dividiram da mesma afirmação de que a mão-de-obra especializada na parte de produção das confecções é o maior problema para as empresas, sendo que este foi motivo para que outras empresas parassem de atuar na parte de produção. Com base nos dados obtidos, sugere-se que as empresas encontrem uma nova administração para a rede na cidade de Cacoal em conjunto com instituições de apoio para traçar novos planos e estratégias e assim elevar o nível da cidade dentro do APL.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1043
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC - Análise situacional do Arranjo Produtivo Local na cidade de Cacoal.pdf263,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador