Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1047
Título: A arte na construção da Identidade: Um estudo com adolescentes e professores de uma escola do campo em Rondônia
Autor(es): Azevedo, Suzana Rocha de Souza
Palavras-chave: Adolescência
Identidade/si mesmo
Ensino da Arte
Processos Criativos
Trabalho Docente
Data do documento: 2015
Citação: AZEVEDO, S. R. de S. A arte na construção da Identidade: Um estudo com adolescentes e professores de uma escola do campo em Rondônia. 2015. 302f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as relações entre a arte e a construção da identidade, fundamentada no referencial teórico da Psicologia Cultural proposta por Jerome Bruner, baseando-se em pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vigotski entre outras. Esta pesquisa parte do problema evidenciado na revisão de teses e dissertações dos últimos anos no Brasil, em que não se encontrou trabalho que relaciona a arte e a construção da identidade do adolescente em processo de escolarização. Tem como objetivos compreender como a arte influencia na construção da identidade de adolescentes em uma escola do campo, da rede municipal de Ji-Paraná, bem como identificar, descrever e analisar atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores que envolvem arte em suas disciplinas e que contribuem para o desenvolvimento de processos criativos desses/as adolescentes. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa qualitativa, em que os sujeitos são doze adolescentes do 6° ao 9° ano e professores que envolvem arte no processo de ensino e aprendizagem de uma escola do campo da rede municipal de ensino fundamental do município de Ji-Paraná / RO. Foram realizadas cinco vivências artísticas em grupo, gravadas em áudio e vídeo, entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, transcrição das vivências e entrevistas; e análise do discurso por meio da semiótica discursiva, buscando compreender o percurso gerativo de sentido e as relações apreendidas entre o desenvolvimento humano, o ensino da Arte e os processos criativos na construção da identidade dos/as adolescentes, bem como as possibilidades para a atuação pedagógica por meio da arte. Além destes procedimentos, ainda foram utilizados registros de observação participante em diário de campo para elaboração de registros ampliados com análise documental, quando necessário. Como resultados desta análise, destacam-se as relações entre diversos elementos sócio-culturais, tais como: narrativas e a construção da identidade de gênero e sexualidade, preconceitos e relações com pessoas significativas, representações de si-mesmo e do outro, manifestações artísticas individuais e coletivas. Quanto à arte na escola discutiu-se a escolarização do/as professor/as e o seu envolvimento com a arte; como a arte está inserida na escola, bem como os desafios, limites e possibilidades do ensino da Arte. A arte se revelou como uma ferramenta mediadora nas vivências, discussões e reflexões para a compreensão do adolescente sobre si mesmo e o outro, permitindo aos participantes ressignificarem suas relações, suas identidades, bem como proporcionou ao/as professor/as reflexões sobre seu trabalho docente.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1047
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzana. R. de S. Azevedo_A Arte na construção da Identidade.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.