Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/105
Title: A sexualidade infantil no cotidiano da Escola Pública: uma abordagem foucaultiana
Authors: Calais, Graziela Gomes.
Keywords: Sexualidade infantil
Arqueogenealogia
Controle
Issue Date: 2013
Citation: CALAIS, G. G. A sexualidade infantil no cotidiano da Escola Pública: uma abordagem foucaultiana. 2013, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Abstract: Durante o tempo do curso de graduação e minhas passagens pelas escolas percebi a dificuldade que os professores enfrentam ao trabalhar a sexualidade das crianças de uma forma contextualizada. Isso começou a despertar-me a curiosidade como pedagoga de que modo poderia ser abordado tal assunto no cotidiano escolar. Para entender esse assunto encontrei em Michel Foucault a base da sustentação, nas abordagens dos pressupostos epistemológicos e as diretrizes conceituais do seu pensamento, bem como, suas contribuições teóricas nas reflexões acerca da sexualidade infantil, me coloco na tarefa de entende-la dentro do âmbito escolar, cujo meu objetivo é conhecer o trabalho de orientação sexual dentro da instituição. Com a orientação metodológica pautada na arqueogenealogia, fomentada pela consulta em arquivos e análise documental, realizada em uma escola pública do município de Ariquemes/RO, das observações feitas em sala de aula durante os estágios supervisionados (genealogia) e, a análise dos acontecimentos acerca das vivências éticas abordadas na pesquisa teórico/empírica (arqueogenealogia). Têm por finalidade apresentar dados significativos para uma reflexão sobre a sexualidade das crianças no cotidiano escolar, visto que a sexualidade é uma construção social do indivíduo, que permanece ainda hoje, sendo uma questão polêmica no âmbito escolar pelas multiplicidades de visões, crenças, tabus, preconceitos, interditos e valores dos que nela estão inseridos. Então penso que cabe à escola abraçar e ampliar os espaços de debates e reflexões a fim de que a educação possa livrar a sexualidade do estigma de "impura e imoral" e passe a ser tratado no ambiente educacional não como problema, mas como algo que ainda permanece mascarado nos dias atuais, visto que sendo uma grande dificuldade que permeia a escola. Nas observações em campo e durante todo o período de atividade na instituição, não presenciei nenhum tipo de abordagem em relação ao assunto que envolvesse a sexualidade das crianças (diga-se, precoce e constante no ambiente escolar), por parte dos professores e nem pela equipe gestora.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Maria Auxiliadora Máximo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/105
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Calais, Graziela Gomes.pdfLeitura de dados791,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.