Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1066
Título: Evasão do profissional contábil: um estudo no município de Cacoal
Autor(es): Schvanz, Robson Soares
Palavras-chave: Ética profissional
Contador
Evasão
Mercado de trabalho
Data do documento: 2016
Citação: SCHVANZ, Robson Soares. Evasão do profissional contábil: um estudo no município de Cacoal. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A profissão contábil é considerada uma das profissões mais promissoras do século XXI, com um espaço de trabalho que abrange mais de trinta áreas de atuação, ofertando possibilidades par que o profissional seja bem sucedido no mercado de trabalho, no entanto, de acordo com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia, o quantitativo de registros baixados no período de 2012 a 2014 mostrou-se significativo. Desta forma, o presente trabalho teve como principal objetivo analisar as razões que motivaram os profissionais contadores a efetuarem a baixa de seus registros e evadirem-se da área Contábil, o qual se desenvolveu por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada com 45 ex-contadores, nos meses de abril e maio de 2016. Os principais resultados encontrados apontaram que a evasão dos profissionais deu-se pela falta de afinidade com a profissão, desvalorização profissional e concorrência desleal. Outra razão, não menos relevante, refere-se ao exercício de funções que não exigem o registro no CRC (RO), como os que atuam em órgãos públicos em diversas funções que não de contador.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1066
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Robson 12.07.2016 CORRIGIDO.pdf807,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador