Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1069
Título: A relevância da informação contábil gerencial para as empresas do ramo de materiais para construção em geral do município de Cacoal - RO
Autor(es): Oliveira, Neidiane Silva de
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Informação contábil
Materiais de construção - Empresas
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Neidiane Silva de. A relevância da informação contábil gerencial para as empresas do ramo de materiais para construção em geral do município de Cacoal - RO. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a relevância da informação contábil gerencial para as empresas do ramo de materiais para construção no município de Cacoal-RO. Além disso, verificar o que é considerado quando a informação contábil é fornecida e solicitada; Identificar nas empresas a necessidade por serviços contábeis em especial a informação gerencial e comparar a relevância da informação contábil gerencial em empresas menores e maiores. A amostra foi composta por 17 (dezessete) escritórios de contabilidade que prestam serviços as 30 (trinta) empresas em atividade no ramo de materiais para construção em geral. Trata-se de uma pesquisa de campo, método dedutivo, natureza aplicada e com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram aplicados formulários semelhantes com roteiro de entrevistas semiestruturadas nas empresas e nos escritórios com a finalidade de verificar o recebimento, fornecimento e a utilização das ferramentas gerenciais para fins decisórios. Como principais resultados do estudo, destacaram-se, quanto maior a empresa, maior é a relevância da informação contábil gerencial; a escrituração, balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício são recebidas e fornecidas (100%). No entanto, as ferramentas da contabilidade de custos como, a análise de custo/volume/lucro, retorno s/ os investimentos, custeio padrão, custeio por absorção, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, preço de venda, custeio ABC, etc. apresentaram percentuais maiores no critério do não recebimento e os escritórios de contabilidade que não fornecem esses relatórios, pois os empresários alegam que mantêm um controle dessas informações na própria empresa e os escritórios acreditam que os clientes não pagariam a mais por essas ferramentas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Evimael Alves Teixeira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1069
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador